logo RCN
Santa Catarina

O arroz na economia catarinense

  • Internet - A rizicultura, proporciona ao estado catarinense, mais de 50 mil postos de trabalho.

No Estado, o cultivo de arroz se estende em 147 mil hectares espalhados por diferentes municípios. Apesar de contar com o auxílio de tecnologias, emprega cerca de 50 mil pessoas

Em Santa Catarina, o arroz tem grande importância social e econômica. De acordo com a Secretaria da Agricultura de Santa Catarina, o cereal forra plantações espalhadas em 93 municípios, e é cultivado em 147 mil hectares e responsável pelo emprego de mais de 50 mil pessoas.

Com números expressivos em solo catarinense, a produção de arroz irrigado envolve inúmeras pessoas até, enfim, combinar com outros cereais e rechear nossos pratos. Para garantir a maior qualidade, a parceria entre agricultores e indústrias torna-se imprescindível ao longo de todo o ano.

Graças ao aperfeiçoamento de tecnologias, o que antes era feito de forma manual nas plantações, agora é trabalho de grandes máquinas. Entretanto, de acordo com o produtor Rodrigo Pasini, as preocupações são tão cansativas quanto o trabalho braçal. “Temos que estar atentos aos pequenos detalhes para que tudo saia da melhor maneira possível, seja durante o plantio, colheita ou preparação da área para a próxima safra. Nossa cabeça está sempre pensando à frente e em maneiras de contornar os percalços que possam aparecer, principalmente no que diz respeito às intempéries”, frisa.

Contribuição à economia de SC

Como já citado, o campo proporciona mais de 50 mil postos de trabalho e ocupa 147 mil hectares espalhados pelos municípios catarinenses. Na percepção do presidente do SindArroz-SC, Walmir Rampinelli, o impacto causado na economia catarinense, por conta da rizicultura só é possível por conta de boas parcerias entre indústrias e produtores rurais.

Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News; 

A matéria na íntegra estará em nossas páginas impressas, leia no Jornal Destaque Regional


Produção de leite em alta Anterior

Produção de leite em alta

Aumento no uso do Gás Natural Próximo

Aumento no uso do Gás Natural

Deixe um comentário